SISTEMA EDUCACIONAL FUNLEC
Diretoria Pedagógica/Departamento Pedagógico
CONTRIBUIÇÕES A PRÁTICA PEDAGÓGICA 1
(CONTRUÇÃO DO GRUPO/2009)
GRUPO (Aline, Chris Montenegro, Laura e Marcela)
Planejar situações de escrita espontâneas, com palavras diferenciadas do repertótio da criança;
não interferir na escrita da criança para corrigir as palavras, mas sim questionar a escrita para que o aluno pense no que escreveu;
a sondagem é o primeiro passo para identificar as hipóteses de escrita dos alunos;
os erros são construtivos;
fazer o ato reflexivo com os alunos e não dar respostas prontas;
saber questionar o aluno em seus erros, com perguntas reflexivas;
é preciso criar condições para que eles se sintam à vontade para escrever;
motivar o aluno na escrita sempre falando que ele deve escrever da melhor maneira que puder.
GRUPO (Claudia, Cristiane Córdoba, Cristiane de Oliveira e Rita)
Importância da sondagem do professor em relação ao conhecimento prévio do aluno;
necessidade de um ambiente alfabetizador que estimule o aluno a ampliação do seu repertório;
a importância do planejamento prévio que permite ao professor conhecer de modo seguro suas hipóteses;
o uso da letra de forma maiúscula é recomendado pois permite analisar a letra separadamente;
o professor intervém sem dar resposta, levando o aluno a pensar sobre a sua produção;
Grupo (Ana Paula, Ediane, Fabiana e Valéria)
Ter uma boa proposta ou ensino;
enxergar novas possibilidades de ensinar e colocar em prática;
propor desafios;
dar liberdade ao aluno de se expressar, seduzindo-o de forma que mostre o que ele realmente sabe;
planejamento flexivel, de acordo com a necessidade da turma;
a importância da troca de experiências, entre os alunos para a construção da escrita;
fazer o diagnóstico por etapa para acompanhar o desenvolvimento do aluno;
oferecer um ambiente diversificado e alfabetizador com diferentes recursos.
Grupo (Christiane, Francismara e Patrícia)
Segundo Emília Ferreiro, é necessário considerar o aluno como alguém que pensa e é capaz de construit e analisar suas hipóteses;
levar o aluno a ler sua própria escrita, para que aconteça os ajustes necessários;
na sondagem o professor deverá tomar cuidado de não expor o aluno perante a classe;
para se alfabetizar é necessário que o aluno reflita sobre o próprio erro. O erro é sempre necessário para que se aproxime cada vez mais da escrita convencional;
utilizar o alfabeto móvel em situações de resistência a sondagem;
por meio da sondagem o professor vai identificar a hipótese do seu aluno e selecionar atividades adequadas para cada situação;
o professor deve repensar o seu fazer pedagógico sempre que não alcançar bons resultados.
segunda-feira, 25 de maio de 2009
Assinar:
Postagens (Atom)