terça-feira, 17 de novembro de 2009

6º encontro - módulo 2

PRAZER COM PRAZER SE PAGA

Segunda-feira, dia 26 de outubro de 2009, a professora Sônia chega ansiosa a seu trabalho e lembra que hoje é dia de Formação Continuada, 6º encontro do segundo módulo. Seu coração dispara e a cada minuto olha no relógio, ansiosa para que o dia passe rápido.
A professora tem outras funções, mas seu maior prazer está em ensinar. Em ensinar o verdadeiro sentido da alfabetização.
- Tudo perfeito - diz a professora, sorrindo para sua companheira de trabalho.
- Eu estava com medo no início...
- Por quê? Não havia risco nenhum.
- Medo sim! Medo que minhas seguidoras não se mostrassem motivadas no decorrer do curso.
- Mas isso tem acontecido?
- Não! Claro que não. Percebo que elas andam bastante cansadas, o final do ano está chegando, mais cobranças nas escolas. Afinal, alguns pais só se preocupam com seus filhos quando percebem o risco da reprovação. Aí, são cobranças de todos os lados. Elas não podem vacilar.
- Ah! Tenho certeza que você é uma professora bastante tolerante.
- Ah, sim! Ainda mais quando percebo que se trata de um grupo de alunas responsáveis e dedicadas como é esse.
- Hoje mesmo tem apresentação de trabalho em grupo.
- Elas fazem tarefas?
- Sim, claro que fazem! Precisam por em prática o que aprendem em sala de aula.
O dia passou rápido, está na hora. A professora Sônia se dirige ao local aonde acontece o encontro.
Chegando lá, a professora se prepara para receber suas alunas. Como sempre muito ansiosa, ela separa todo o material necessário para a aula do dia e aguarda suas seguidoras.
Uma a uma elas vão chegando e se acomodam.
- Boa noite! – diz a professora que pontualmente começa sua aula.
A leitura compartilhada não pode faltar. Em todas as aulas, esse é um momento muito especial. Sopa de pedras, título do conto escolhido por ela. As alunas ouvem atentamente, sem rumo, sem intenção, só para deixar brotar no coração o mundo incrível da leitura.
Neste dia não houve a leitura do caderno de registro, a qual é feita em todos os encontros. Ah! Mas dona Sônia levou para suas alunas o lanche do dia. Bombom, coca-cola e pão-de-queijo.
Acho que na verdade a professora Sônia estava ansiosa para ver a apresentação do trabalho recomendado a suas meninas. Afinal, são nessas horas que ela fica mais feliz, pois percebe o quanto suas sementes estão germinando.
Patrícia, Nélida e Cris iniciaram a apresentação. Com a música de Adoniram Barbosa, “O trem das onze”, encantaram não só a professora, como também o grupo presente. Cada uma mostrou como foi à atividade desenvolvida em sala de aula, o objetivo traçado e a felicidade de ver o resultado alcançado.
Caramba! Nesse momento ficou visível a felicidade da mestra. Também não é para menos. Ela percebe que toda luta tem valido à pena.
Terminada a apresentação das meninas, teve início um bate-papo muito gostoso. As meninas estavam empolgadas e falaram de suas experiências diárias em sala de aula. É verdade! Aqui mora o prazer! O prazer de ensinar!
- Vamos lá meninas! Falou a professora Sônia, retomando seu planejamento. Pediu ao grupo que lessem o texto “Dez importantes questões a considerar...” Variáveis que interferem nos resultados do trabalho pedagógico. Elas, empolgadas, iniciaram a leitura. Era tão grande a empolgação, que os comentários sobre a leitura se sucediam. A professora querendo que elas lessem e elas falando, falando, falando. Mas falando do trabalho, do árduo e prazeroso trabalho de ensinar....