terça-feira, 3 de novembro de 2009

Caderno de Registro - Módulo 2 - 5º encontro

Campo Grande- MS, 25 de Outubro de 2009.
Oi prima,
Que surpresa esta carta, né? Estou estudando um pouco sobre as cartas e decidi escrever para você e contar o que ando fazendo, assim aproveito para colocar a fofoca em dia. Hehehe...
Estou participando de um curso todas as segundas-feiras, já estou no segundo módulo, no quinto encontro, uma formação continuada em alfabetização oferecida pela FUNLEC, tenho uma ótima mestra chamada Sônia, ela é a Coordenadora Pedagógica de Educação Básica da FUNLEC.
Na segunda-feira passada ela compartilhou um texto chamado: Aprender a ler: um pouco de história, muito interessante, na qual mostra os recursos dos antigos para aprender a ler e muitos aprenderam através da Bíblia. Até me lembrei de nossas aulas de catequese, aí que saudade do nosso tempo de criança!
Nós temos neste curso um caderno de registro onde relatamos os nossos encontros e não deixamos nada para trás e no encontro passado a nossa colega Valéria fez o registro através de diário, foi lindo! finalizou com uma mensagem a todos nós. Nós deveríamos ter feito um diário para não esquecermos os detalhes e momentos ricos como este.
Temos tarefas também e não podemos deixar de realizá-las, se lembra quando éramos pequenas o que nos acontecia se não fizéssemos a tarefa?
Voltando a minha aula, a mestra também trabalha em grupos e neste dia fiquei muito tensa, pois minha companheira de grupo não estava bem, e como somos muito ligadas à família sei muito bem como ela se sentiu, por isso não me concentrei como devia, pois estava preocupada, na verdade todas ficamos assim.
Bom, neste curso também assistimos vídeos de relatos, experiências de outros pedagogos e acabamos tendo muitas idéias para nossa prática. Nesta aula assistimos o vídeo "Textos que se sabe de cor" e realizamos uma atividade reflexiva com a parlenda Rei Capitão.
Esta atividade foi difícil de registrar pois não conseguíamos nos concentrar, por fim concluímos e a colega Menuza ainda não havia tido notícias de sua família. Isso é notícia somente de um dia de curso!
Estou trabalhando os dois períodos: toda segunda-feira faço este curso, terça tenho encontro de estudos de outra escola sobre Bulling,às quartas feiras tenho curso com a fonoaudióloga Lilian Ferro, às quintas-feiras estou no intermediário do curso de Libras, sextas-feiras tenho feito estágio ou ensaio de Libras, ou seja, não tenho dias, tardes ou noites livres, neste sábado e domingo trabalharei com uma mostra de artes. Bom também tenho os planos e outras assessorias familiares.
Mas estou muito feliz com minhas conquistas, tenho aprendido muito e isso irei levar para a vida.
Bom, espero que também tenha muitas novidades para me contar, pois não te contei nada perto do que tem me acontecido, saudades de todos. Amo vocês, se cuidem!
Mandem notícias!
Beijinhos da prima Fabi Oshiro

Caderno de registro - Módulo 2 4º encontro

Meu querido diário!!!

Como de rotina, desde abril, relato aqui como foi minha noite do curso de formação continuada em alfabetização.
Vou desabafar antes de relatar... Quando recebi o e-mail com a programação do curso, pensei no que ele me acrescentaria... Troquei ideias com quem já havia feito, Maria Teresa (coordenadora), minha irmã Simone, e foi só incentivo, pensei, refleti e resolvi fazê-lo. Os benefícios para mim seriam no acompanhamento da alfabetização de minhas filhas.
Nesta noite, a mestra D. Sônia fez a leitura da biografia de Lampião e Maria Bonita, que era o apelido de um conhecido líder de um grupo de cangaceiros, na região Nordeste e ela sua mulher e companheira.
Como já retornamos muitas vezes ao contrato didático e sempre está tudo ok e sem acrescentar nada, fomos à diante.
Quanto ao caderno de registro, a Cris Montenegro se desculpou por e-mail com D. Sônia (depois pessoalmente) por esquecer completamente de escrevê-lo. Sabe, nossa profissão exige muita dedicação e trabalho constante, em casa, na escola e sempre no pensamento. Muitas vezes falhamos, pois não somos de ferro.
Na aula anterior, algumas alunas ficaram encarregadas de realizar um trabalho com nomes próprios (Patrícia, Cris, Mércia, Cris Montenegro) e elas relataram os trabalhos maravilhosos realizados com seus alunos.
Sabe querido diário, desde que me iniciei como professora, amo dar aulas e ter esse contado com os pré-adolescente e adolescentes, aprendi muito até ter muita paciência, desconhecida até então.
Escrevi tudo isso para poder expressar minha ainda maior admiração às alfabetizadoras e educadoras, pois são dedicadas, pacientes, estrategistas e demonstram prazer no que fazem e realizam, enfim, parabéns amigas, vocês são dez e as admiro muito mais do que antes.
Voltando aos relatos da aula; a mestra distribuiu uma lista de palavras e separou a sala em duplas para discutirmos. Nós deveríamos considerar que as listas não são de palavras memorizadas, os alunos que não sabem ler convencionalmente conseguirão ler os dois tipos de lista? Se sim, explicar e se não por quê?
As discussões foram realizadas com dificuldades, mas conseguimos concluir e socializar.
As duplas chegaram à mesma conclusão, que os alunos, para lerem uma lista, deverão receber uma dica da professora, deve ser de um mesmo campo semântico (novo conceito que aprendi hoje) e com uso de estratégia de antecipação e checagem.
Assistimos a um vídeo que se referia às práticas para trabalhar com listas, as ações docentes e representação construídas pelos alunos nos trabalhos com listas e a história da lista
Concluí que o trabalho com lista é muito interessante para aqueles alunos que ainda não sabem ler, pois elas podem ser diversificadas como de desenhos animados, frutas, contos, e assim vai...
Aprendi hoje, também, que utilizando estratégia de antecipação e checagem, o desenvolvimento do processo de leitura através das listas faz os alunos pensarem, pois precisam lembrar com que letra começa, quantas letras possui, a ordem. O aluno aprende a construir seu conhecimento.
A mestra depois do vídeo, solicitou que voltássemos às duplas para fazermos um rol de lista para serem trabalhadas com alfabetização.
Existem alguns princípios didáticos para trabalharmos com listas como: os alunos deverão tomar decisões; o conteúdo tem que ser sócio-real (concreto) e a organização da tarefa garante o máximo de circulação de informações aos alunos.
D. Sônia, após o vídeo, solicitou que novamente voltássemos às duplas para rever a primeira, lêssemos novamente nossas conclusões e se gostaríamos de mudá-las, mas praticamente todas as duplas continuaram com o que já haviam concluído.
Sabe o que é muito legal fazer com os aluno? O livro de adivinhações, pois em duplas ou trios os alunos lêem e escrevem.
A mestra nos entregou o texto Contribuições à pratica pedagógica 7, e para terminar a aula, a mestra solicitou que nós falássemos o que aprendemos e assim concluímos a aula de hoje.
Eu aprendi muito, pois não sabia o que era estratégia de antecipação e campo semântico.
Querido diário, vou terminando por aqui, pois tenho muito o que planejar para colocar na prática os ensinamentos da mestra e realizar minha tarefa, que é um atividade onde devo ajudar uma colega em sua prática pedagógica.

A vocês amigas que admiro, agradeço por conhecê-las e fazer parte da construção do meu conhecimento em alfabetização.

Valéria Storti