quarta-feira, 17 de junho de 2009

Caderno de Registro - 7º Encontro - 01.06.2009

7º Capítulo

Era uma vez uma professorinha muito dedicada e com um grande sonho, desenvolver novas competências profissionais nos professores que com ela trabalham.
Então de repente, ela concretiza o seu sonho e mais uma vez seu projeto de formação continuada aos professores tem início.
Como de costume, nas segundas -feiras realiza mais um encontro, chegando mais cedo que as seguidoras; organiza a sala, separa os textos, prepara o vídeo que apresentará e recebe gentilmente as colegas seguidoras.
Nesta noite, como em todas as outras, as seguidoras , como rotina, chegaram, pegaram o crachá e a pauta do dia. De repente a professorinha olha no relógio, são 18 horas.
Antes de começar os trabalhos, Sonia Cristina se propõe a trazer um delicioso bolo de cenoura para o lanche do próximo encontro, todas se alegraram; então a professorinha começa a leitura da pauta e da leitura compartilhada cujo texto foi “Criando um indivíduo para o mundo” (que por sinal já está no blog) e vale a pena reler, pois a reflexão é profunda e mostra a importância do papel do educador na formação dos jovens, o que fez todas pensarem muito no cotidiano dentro de sala de aula como professora, pois faz com que reflitam que muitas vezes a escola tem formado pessoas despreparadas para o mundo real.
Percebe-se a integração e a harmonia das seguidoras.
E por falar em reler, percebemos que esta é uma das estratégias da formação continuada. Estamos sempre relendo textos de encontros passados o que ajuda muito na compreensão dos conteúdos.
Passado o momento da leitura compartilhada ela deu a palavra para as suas seguidoras Patrícia e Cristiane, do MLB, para a leitura do Registro nº6 que fizeram com muita criatividade, em forma de diário. A professorinha demonstra alegria com a leitura do diário. Ela deve ter pensado: “minhas seguidoras estão colocando a imaginação em ação”
Ah! mas antes disso, duas seguidoras conhecidas de longa data, se entreolharam e falaram quase que na mesma hora: vamos fazer o próximo registro? O mais interessante que as duas haviam pensado escreverem no mesmo gênero; contando história.
Em certo momento da pauta foi retomado o contrato didático reforçando a necessidade da freqüência na formação, pois proporciona segurança na atuação pedagógica. Ela disse para o grupo que encaminhou e-mail para uma seguidora que estava faltando muito, enfatizando a importância da freqüência. Todas escutaram atentas.
No instante seguinte, a professorinha falou das tarefas semanais, sua importância e relembrou que as mesmas devem ser enviadas sempre por e-mail; foram sanadas algumas dúvidas em relação as hipóteses de escrita pré-silábica e comentaram o quanto o memorial mexeu com a afetividade e o emocional das seguidoras.
Mais que de repente, as seguidoras assistiram ao vídeo: Escrever para aprender, que inclusive é o tema deste encontro, opa, deste conto.
O documentário mostrou situações reais de ensino com cenas de crianças e adultos construindo a escrita. Todas puderam observar alguns itens relevantes: sempre devemos levar a criança a pensar; as atividades para alfabetizar deve fazer a criança pensar, refletir e raciocinar.
A professorinha divide a turma em grupo, por segmento e então passa a tarefa da semana.
Assim chega ao fim mais um capítulo desta história que durará muitas segundas-feiras.
"Ninguém é tão pequenoque não possa ensinar e nem tão grande que não tenha o que aprender."
Contribuição das seguidoras :
Profª Valéria Storti - Colégio Oswaldo Tognini
Psicóloga Claudia Aquino - FUNLEC

Caderno de Registro - 4º encontro

RELATÓRIO REFERENTE AO 4º ENCONTRO

Mais uma aula se inicia e com ela grandes expectativas, pois a cada encontro trocamos e dividimos saberes.
Na aula passada nossa colega Aline leu seu registro minuciosamente e logo ouvimos a leitura compartilhada “Dias de Chuva”. Dona Sônia releu o contrato didático onde acrescentamos o item: perguntar sempre que tiver dúvidas; a seguir dividimos em grupos para listarmos questões consideradas difíceis, pois ao dar continuidade ao filme sobre a “construção da escrita” iríamos discutir e saná-las.
Ao assistir o filme observamos que a professora faz interferências, indagando os alunos. Alunos esses que ora diz que não faltam letras para ser colocada e ora percebem e controlam a quantidade de letras.
Ficou claro ao observar que Arthur, entre a leitura e a escrita tenta uma acomodação, ajustando à escrita a imagem.
Na leitura de frase, Henrique preocupa-se com quais letras e não quantas demonstrando pensativo ao se deparar com as palavras diferentes ao seu escrever.
Já Jéferson, ao ler, ajusta a fala com a escrita.
Podemos observar claramente o progresso do aluno Denis entre os meses de Abril e Junho, pois ao escrever percebe a letra que falta, utilizando o sistema alfabético, porém na ortografia ele leva um pouco mais de tempo. Concluímos que Denis entrou quase alfabético na escola e que para se alfabetizar é preciso pensar, refletir, ter erros construtivos para a construção da escrita.
Enfim, os processos de ensino e aprendizagem são processos diferentes onde devemos analisar a qualidade de nossas propostas de ensino.



Professoras: Rita de Cássia Muller e Cristiane - Colégio RSM