Revendo textos bem escritos
D. Sônia iniciou nosso encontro com a leitura compartilhada. A partir da leitura retomamos nosso contrato didático, seguido de um sermão, que valeu para muitas inclusive para mim, sobre a responsabilidade de seguir um contrato que nós mesmas criamos a partir de nossas idéias de como aproveitar o máximo do curso.
O encontro do dia 07/12/2009 nos fez refletir sobre a qualidade dos textos que dispomos aos nossos alunos. Sobre quão importante é apresentar um texto bem estruturado e bem escrito aos alunos dos anos iniciais, principalmente aos menores. A imaturidade das crianças dos anos iniciais não interfere na interpretação do texto. Muito pelo contrário, quanto mais cedo nós profissionais da educação apresentarmos textos bem estruturados, melhores estruturados serão nossos alunos com relação a leitura e escrita
Com os questionamentos de D. Sônia, e o debate percebemos o quanto nossas opiniões são diversas sobre os mais variados assuntos. Mas a partir dos mesmos questionamentos, percebemos como podemos conduzir uma atividade.
Essa atividade num primeiro momento foi perceber o texto “Festança na floresta”. Algumas colegas pensaram em trabalhar o texto em algumas disciplinas especificas. Outras perceberam no texto uma forma implícita de expressar que os comportamentos dos animais eram semelhantes a alguns comportamentos do homem.
Socializado o modo de ver o texto de cada uma das colegas o segundo momento consistiu na apresentação de um filme, onde textos bem escritos eram apresentados aos alunos, e a orientação dada pela professora era de analisar o texto e em quais sentidos ele se diferenciava do texto escrito pelos alunos. Atividade muito interessante, e uma das atividades de reflexão sobre as nossas (minhas) primeiras impressões em apresentar um texto bem estruturado aos alunos de menor idade.
Apenas a leitura pode ser suficiente para algumas crianças, mas fazer os alunos pensar em como o texto foi escrito é bastante construtivo no processo de construção da leitura e da escrita. Cada pessoa que olhar um texto vai olhar coisas diferentes ou as mesmas coisas de outra forma. A forma como a professora direciona a análise do texto é que faz o aluno refletir.
Ana Paula Frazão Cavallaro
terça-feira, 22 de dezembro de 2009
Assinar:
Postagens (Atom)