terça-feira, 3 de novembro de 2009

Caderno de registro - Módulo 2 4º encontro

Meu querido diário!!!

Como de rotina, desde abril, relato aqui como foi minha noite do curso de formação continuada em alfabetização.
Vou desabafar antes de relatar... Quando recebi o e-mail com a programação do curso, pensei no que ele me acrescentaria... Troquei ideias com quem já havia feito, Maria Teresa (coordenadora), minha irmã Simone, e foi só incentivo, pensei, refleti e resolvi fazê-lo. Os benefícios para mim seriam no acompanhamento da alfabetização de minhas filhas.
Nesta noite, a mestra D. Sônia fez a leitura da biografia de Lampião e Maria Bonita, que era o apelido de um conhecido líder de um grupo de cangaceiros, na região Nordeste e ela sua mulher e companheira.
Como já retornamos muitas vezes ao contrato didático e sempre está tudo ok e sem acrescentar nada, fomos à diante.
Quanto ao caderno de registro, a Cris Montenegro se desculpou por e-mail com D. Sônia (depois pessoalmente) por esquecer completamente de escrevê-lo. Sabe, nossa profissão exige muita dedicação e trabalho constante, em casa, na escola e sempre no pensamento. Muitas vezes falhamos, pois não somos de ferro.
Na aula anterior, algumas alunas ficaram encarregadas de realizar um trabalho com nomes próprios (Patrícia, Cris, Mércia, Cris Montenegro) e elas relataram os trabalhos maravilhosos realizados com seus alunos.
Sabe querido diário, desde que me iniciei como professora, amo dar aulas e ter esse contado com os pré-adolescente e adolescentes, aprendi muito até ter muita paciência, desconhecida até então.
Escrevi tudo isso para poder expressar minha ainda maior admiração às alfabetizadoras e educadoras, pois são dedicadas, pacientes, estrategistas e demonstram prazer no que fazem e realizam, enfim, parabéns amigas, vocês são dez e as admiro muito mais do que antes.
Voltando aos relatos da aula; a mestra distribuiu uma lista de palavras e separou a sala em duplas para discutirmos. Nós deveríamos considerar que as listas não são de palavras memorizadas, os alunos que não sabem ler convencionalmente conseguirão ler os dois tipos de lista? Se sim, explicar e se não por quê?
As discussões foram realizadas com dificuldades, mas conseguimos concluir e socializar.
As duplas chegaram à mesma conclusão, que os alunos, para lerem uma lista, deverão receber uma dica da professora, deve ser de um mesmo campo semântico (novo conceito que aprendi hoje) e com uso de estratégia de antecipação e checagem.
Assistimos a um vídeo que se referia às práticas para trabalhar com listas, as ações docentes e representação construídas pelos alunos nos trabalhos com listas e a história da lista
Concluí que o trabalho com lista é muito interessante para aqueles alunos que ainda não sabem ler, pois elas podem ser diversificadas como de desenhos animados, frutas, contos, e assim vai...
Aprendi hoje, também, que utilizando estratégia de antecipação e checagem, o desenvolvimento do processo de leitura através das listas faz os alunos pensarem, pois precisam lembrar com que letra começa, quantas letras possui, a ordem. O aluno aprende a construir seu conhecimento.
A mestra depois do vídeo, solicitou que voltássemos às duplas para fazermos um rol de lista para serem trabalhadas com alfabetização.
Existem alguns princípios didáticos para trabalharmos com listas como: os alunos deverão tomar decisões; o conteúdo tem que ser sócio-real (concreto) e a organização da tarefa garante o máximo de circulação de informações aos alunos.
D. Sônia, após o vídeo, solicitou que novamente voltássemos às duplas para rever a primeira, lêssemos novamente nossas conclusões e se gostaríamos de mudá-las, mas praticamente todas as duplas continuaram com o que já haviam concluído.
Sabe o que é muito legal fazer com os aluno? O livro de adivinhações, pois em duplas ou trios os alunos lêem e escrevem.
A mestra nos entregou o texto Contribuições à pratica pedagógica 7, e para terminar a aula, a mestra solicitou que nós falássemos o que aprendemos e assim concluímos a aula de hoje.
Eu aprendi muito, pois não sabia o que era estratégia de antecipação e campo semântico.
Querido diário, vou terminando por aqui, pois tenho muito o que planejar para colocar na prática os ensinamentos da mestra e realizar minha tarefa, que é um atividade onde devo ajudar uma colega em sua prática pedagógica.

A vocês amigas que admiro, agradeço por conhecê-las e fazer parte da construção do meu conhecimento em alfabetização.

Valéria Storti

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