terça-feira, 1 de setembro de 2009

Contribuição a Prática Pedagógica 4

  • CONTRIBUIÇÕES A PRÁTICA PEDAGÓGICA 4
    (CONTRUÇÃO DO GRUPO/2009)

    PARA QUE OS ALUNOS SEJAM LEITORES INTERESSADOS E GOSTEM DE LER É...
    BOM
  • Escolher o que gostam de ler;
  • Manusear livros com ilustrações que lhes chamem a atenção;
  • Apresentar leituras interessantes e variadas;
  • Que desde cedo tenham oportunidades de ouvir histórias;
  • Que não se fragmente e nem se hierarquize os conteúdos;
  • Levar o sujeito a refletir e compreender a construção de seu conhecimento;
  • Utilizar textos do cotidiano e da vivência do sujeito;
  • Propor atividades desafiadoras em que o aluno é levado a pensar;
  • Oportunizar momentos de leitura mesmo sem saber ler;
  • Que seja um texto da sua realidade;
  • Que seja um texto de fácil compreensão;
  • Textos com ilustrações;
  • Textos estimulantes e curiosos;
  • Textos que estimule a imaginação e criatividade;
  • Ter acesso a diferentes tipos de textos;
  • Significado destes mesmos textos para sua vida;
  • Que ele sinta necessidade de aprendizagem;
  • Que estes possam ter a liberdade de apresentar textos a serem lidos;
  • Trabalhar com textos produzidos por eles mesmos.

    RUIM
  • Que a prática da leitura seja obrigatória;
  • Leitura para avaliação e interpretação;
  • Não manusear livros para não estragá-los;
  • Histórias orais criticadas;
  • Que apresente os conteúdos do mais fácil para o mais difícil;
  • Levar o sujeito a memorizar e repetir sem contexto;
  • Utilizar textos descontextualizados;
  • Propor atividades mecânicas em que o sujeito na compreenda;
  • Oportunizar momentos de leitura somente aos que decodificam;
  • Textos com vocabulário desconhecido;
  • Textos longos e monótonos;
  • Textos científicos ou de difícil compreensão;
  • Textos repetitivos;
  • Leitura de textos obrigatórios e impostos, não sendo uma leitura prazerosa e de interesse próprio;
  • Conhecer textos contendo apenas frases curtas;
  • Não ter a liberdade de escolher os textos a serem trabalhados;
  • Não terem incentivo a reflexão;
  • Apresentar apenas textos fora do contexto do aluno e sua vida;
  • Planejar pensando no coletivo.

    Grupo 1: Ana Paula, Chris Montenegro, Francismara e Laura
    Grupo 2: Ediane, Patrícia, Mércia Cristina
    Grupo 3: Aline, Valéria e Nélida
    Grupo 4: Cris Oliveira, Menuza e Sônia Cristina

Nenhum comentário:

Postar um comentário