- CONTRIBUIÇÕES A PRÁTICA PEDAGÓGICA 4
(CONTRUÇÃO DO GRUPO/2009)
PARA QUE OS ALUNOS SEJAM LEITORES INTERESSADOS E GOSTEM DE LER É...
BOM - Escolher o que gostam de ler;
- Manusear livros com ilustrações que lhes chamem a atenção;
- Apresentar leituras interessantes e variadas;
- Que desde cedo tenham oportunidades de ouvir histórias;
- Que não se fragmente e nem se hierarquize os conteúdos;
- Levar o sujeito a refletir e compreender a construção de seu conhecimento;
- Utilizar textos do cotidiano e da vivência do sujeito;
- Propor atividades desafiadoras em que o aluno é levado a pensar;
- Oportunizar momentos de leitura mesmo sem saber ler;
- Que seja um texto da sua realidade;
- Que seja um texto de fácil compreensão;
- Textos com ilustrações;
- Textos estimulantes e curiosos;
- Textos que estimule a imaginação e criatividade;
- Ter acesso a diferentes tipos de textos;
- Significado destes mesmos textos para sua vida;
- Que ele sinta necessidade de aprendizagem;
- Que estes possam ter a liberdade de apresentar textos a serem lidos;
- Trabalhar com textos produzidos por eles mesmos.
RUIM - Que a prática da leitura seja obrigatória;
- Leitura para avaliação e interpretação;
- Não manusear livros para não estragá-los;
- Histórias orais criticadas;
- Que apresente os conteúdos do mais fácil para o mais difícil;
- Levar o sujeito a memorizar e repetir sem contexto;
- Utilizar textos descontextualizados;
- Propor atividades mecânicas em que o sujeito na compreenda;
- Oportunizar momentos de leitura somente aos que decodificam;
- Textos com vocabulário desconhecido;
- Textos longos e monótonos;
- Textos científicos ou de difícil compreensão;
- Textos repetitivos;
- Leitura de textos obrigatórios e impostos, não sendo uma leitura prazerosa e de interesse próprio;
- Conhecer textos contendo apenas frases curtas;
- Não ter a liberdade de escolher os textos a serem trabalhados;
- Não terem incentivo a reflexão;
- Apresentar apenas textos fora do contexto do aluno e sua vida;
- Planejar pensando no coletivo.
Grupo 1: Ana Paula, Chris Montenegro, Francismara e Laura
Grupo 2: Ediane, Patrícia, Mércia Cristina
Grupo 3: Aline, Valéria e Nélida
Grupo 4: Cris Oliveira, Menuza e Sônia Cristina
terça-feira, 1 de setembro de 2009
Contribuição a Prática Pedagógica 4
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário