quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Caderno de Registro - 23/10/2009

Caderno de Registro

JOGO: Revisar para aprender a escrever – Parte I

TEMPO DE DURAÇÃO DO JOGO: de 1 dia à 1 mês
JOGADORES: 1 mediador e os competidores.
HABILIDADES DOS JOGADORES: o mediador deve ser um escritor habilidoso e os competidores devem estar munidos de diversidades de gêneros textuais e se apresentar desenvoltos para expor suas idéias.
REGRAS DO JOGO:

EM CASO DE REPRESSÃO ÀS IDÉIAS DOS JOGADORES: o repressor será eliminado.
1ª FASE: O mediador realizará a leitura de um texto ou de vários textos do mesmo gênero, após a (s) leitura (s) o grupo produzirá um texto coletivamente, onde o mediador escreve no quadro as idéias de todos os componentes do jogo.
Ao término da escrita deste texto, os jogadores se retiram da sala para deixar o objeto do jogo descansar e se distanciarem do mesmo.
Com o texto já distanciado e descansado, os jogadores retornam a sala para realizarem uma revisão, onde o mediador lê os fragmentos para que os jogadores percebam os erros e realizem as alterações que julgam ser necessárias.
2ª FASE: Após a leitura de vários textos, os jogadores devem se organizar em duplas com o desafio de produzir um texto, após terminarem esta produção o mediador as recolhem e em outro momento as devolvem com uma instrução colada no texto apontando para aspectos que necessitam de correções.
Com esta instrução as duplas realizam as correções com autonomia.
3ª FASE: Um jogador é escolhido para ser o escriba e os outros jogadores têm a missão de passar as idéias para que o escriba escreva no quadro. De acordo com a necessidade o mediador indica as correções.
GANHADORES – Ao final deste jogo, todos que participam com dedicação e vontade de aprender, são considerados vencedores, pois muitos assuntos importantes são trabalhados no que diz respeito a produção textual.
O mediador sai deste jogo como um grande vencedor, pois ele consegue desenvolver nos jogadores um potencial escritor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário